PROCLAMANDO CRISTO COMO A ÚNICA SOLUÇÃO

LIVRO "REFÚGIO SEGURO" - CAPÍTULO III

LIVRO "REFÚGIO SEGURO" - CAPÍTULO III

 

 UM REFÚGIO ENGANOSO

 

CHAMADO AMIGOS

 

Outros creem que os amigos podem ser um refúgio seguro.

Confiam nos amigos, acreditam neles, tomam conselho com eles e os seguem. Acham que  nas pessoas poderão ter um apoio seguro para todas as horas da vida, quem assim vive e crê nunca espera uma decepção com seu semelhante.

Tempos atrás assisti a uma entrevista com um famoso artista de nosso país, que se encontra hoje numa casa de idosos.

Ele testemunhou, que na juventude, nos áureos tempos de fama e riqueza, sua vida era cercada por gente. Não lhe faltavam amigos. Os seus fãs estavam sempre ao seu lado, o acompanhavam por onde quer que fosse, faziam caravanas para assistir às suas apresentações, aplaudiam‑no, incentivavam‑no,  assediavam‑no, diziam‑lhe palavras de apoio, juras de amor e fidelidade.

Mas, o tempo passou, o dinheiro acabou, a fama se foi, os aplausos ficaram para trás, a velhice chegou e os seus admiradores desapareceram. Este homem, hoje, vive abandonado num asilo de velhos; não é mais lembrado, não recebe visitas, vive uma vida vazia e solitária.  Num triste e melancólico desabafo ele disse: "Todos se esqueceram de mim. Só restaram os velhos discos e as fotos daqueles dias de glória, recordações de um passado que nunca mais voltará".

Deixe-me ser bem sincero, se você tem sua esperança firmada em pessoas, poderá a qualquer momento sofrer uma terrível frustração e ver o mundo desabar sobre a sua cabeça.

Ninguém nos conhece melhor do que Deus, afinal de contas foi Ele que nos criou. Em sua Palavra o próprio Deus nos adverte para que não confiemos nos homens, nenhum de nós é digno de confiança, pois há em nós, em nosso coração, uma forte inclinação ao erro, ao egoísmo e à maldade. 

A palavra de Deus com muita clareza diz assim:

"Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor !" - Jeremias 17:5:

É evidente que a Palavra não está querendo dizer que não devemos ter amigos ou que não devemos nos relacionar com ninguém, afinal de contas somos seres sociáveis e precisamos sempre estar em contato uns com os outros. O que a Palavra está ensinando é que não devemos alicerçar nossa vida em pessoas, acreditar cegamente nas promessas feitas pelos homens ou esperar inteiramente de gente.

Uma das mais lindas histórias que Jesus contou foi a parábola do filho pródigo.

Aquele moço que um dia resolveu sair da casa do pai,pediu a parte da herança a que tinha direito e com a cabeça cheia de sonhos e ilusões partiu para uma terra distante.

O moço pródigo encontrou em suas andanças inúmeros amigos, gente que o cortejava, o apoiava, se manifestavam solidários para com ele, comiam,  bebiam e se alegravam às suas custas.

Quantos amigos!

Mas, na verdade, tudo isto era pura ilusão, enquanto ele tinha fortuna, fama e bens não lhe faltaram os amigos; e eram tantos que a herança rapidamente se acabou e, quando esta acabou, acabaram-se também os amigos, ninguém ficou para dar-lhe um consolo, animá-lo ou apoiá-lo, todos desapareceram e  ele transformou-se num errante sobre a terra, um andarilho sem rumo nem direção.

Com fome, sede, maltrapilho, sem ninguém para ajudá-lo, ele passou a mendigar, clamava desesperadamente por socorro, pedia uma cama quente para dormir, um prato de comida para se alimentar, um teto para se abrigar, mas ninguém o socorria, ninguém lhe dava atenção.

Até que um dia, depois de muito sofrimento, o pródigo encontrou um homem que, vendo sua triste e miserável situação, permitiu que ele cuidasse e morasse com os porcos que eram criados em sua fazenda, e o moço, que um dia, teve uma enorme fortuna em suas mãos e muitos amigos a rodeá-lo foi viver e conviver com porcos e se alimentar do que eles comiam.

Que situação lamentável!

Leitor amigo, você não deve depositar a sua total e irrestrita confiança em pessoas, quem assim o fizer, com certeza trará para o seu coração muitas tristezas.

Translate this Page
RESPONDA
VOCÊ FREQUENTA UMA IGREJA
UMA VEZ POR SEMANA
DUAS VEZES POR SEMANA
TRÊS VEZES POR SEMANA
SÓ NO NATAL
DE VEZ EM QUANDO
Ver Resultados

ONLINE
3



 

PASTOR NORBERTO

NO FACEBOOK

CLIQUE:

 

 TOTAL DE

PAGEVIEWS

-

10.410.261

    -

 

 TOTAL DE

VISITANTES