PROCLAMANDO CRISTO COMO A ÚNICA SOLUÇÃO

VIDA DEVOCIONAL II - O ESTUDO DA PALAVRA

VIDA DEVOCIONAL II - O ESTUDO DA PALAVRA

O ESTUDO DA PALAVRA


A Bíblia é a palavra de Deus - II Pe 1:21.

A Palavra foi inspirada pelo próprio Deus - II Tm 3:16a.

Isto quer dizer que quando eu estudo a Palavra, estou sabendo, conhecendo e ouvindo a voz de Deus. Deus está se revelando a mim.

Que coisa maravilhosa é esta? Eu tenho em minha língua um livro texto que traz ao meu coração o querer de Deus, a voz de Deus para mim, mostrando-me a diferença entre o certo e o errado, fornecendo alimento para o meu espírito - MT 4:4, gerando conhecimento, fé e esperança ao meu coração.

O estudo da Palavra promove comunhão com Deus e com os homens, produz conforto em meio às lágrimas, repreende e corrige - II Tm 3:16b. O estudo da Palavra serve como ponto de apoio às situações adversas da vida e me ajuda nas tomadas de decisão.

O estudo da Palavra faz com que eu me torne mais sensível ao pecado - Sl 119:11.

Precisamos ingerir a Palavra, comer a Palavra. Ela é o alimento para nossa alma. A ingestão da Palavra se dá através da leitura cuidadosa e regular. A leitura de forma apenas superficial, ocasional, desordenada ou supersticiosa não trará beneficio à nossa vida.

Após ingerir a Palavra corretamente vamos passar pelo processo de digestão. Digestão significa a assimilação da Palavra no coração, este processo é movido pela ação do próprio Espírito em nós. Precisamos ter em mente que a Palavra não volta vazia, mas faz o que lhe apraz, e prosperará naquilo para que Ele a designou - Sl 55:10-11. A Palavra é viva e eficaz, mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração - Hb 4:12.

Podemos dizer, que uma vez ingerida, pela instrumentalidade do Espírito Santo a Palavra provocará em nosso interior uma verdadeira revolução, mexendo com nossos pensamentos e ações.

METODOLOGIA PARA O ESTUDO DA PALAVRA:

1) LEIA: Tome conhecimento do texto, percorra com a vista o que está escrito.

2) MEDITE: Meditar é mais do que ler, meditar é pensar no que foi lido, é gastar algum tempo refletindo na mensagem do texto.

3) MEMORIZE: Memorizar é reter o que foi lido e meditado. É decorar as palavras do texto.

4) INCULQUE: Inculcar é enfiar bem dentro do coração a Palavra de Deus. É colocá-la nas entranhas do nosso ser. É possuí-la e ser possuído por ela.

5) LEMBRE-SE: Lembrar-se é fazer uso prático em todas as situações da vida diária, do que foi lido, meditado, memorizado e inculcado. É retirar o que foi armazenado e servir-se `a vontade.

SUGESTÕES IMPORTANTES PARA O ESTUDO DA PALAVRA:

1) Reserve um tempo apropriado para ler a Bíblia. Este tempo irá variar de pessoa para pessoa, mas, evite a leitura em horas impróprias.

2) Preocupe-se não com a quantidade do que você vai ler, mas com a qualidade da sua leitura. Você não precisa necessariamente ler a Bíblia inteira durante o ano, mas precisa estudar a Bíblia com proveito o ano todo.

3) Procure ler toda a Bíblia. Não é preciso ler na ordem dos livros - do Gênesis ao Apocalipse. Você poderá ler por grupos de livros - livros poéticos, cartas de Paulo, os evangelhos, os profetas menores etc....

4) Sublinhe o que você achar mais interessante. Faça pequenas notas às margens. Isto irá tornar suas meditações mais sérias e o ajudará a memorizar as lições aprendidas.

5) Estude a Palavra em atitude de dependência e humildade. Tenha consciência que você está travando contato com a voz do próprio Deus, o Senhor dos Senhores e o Rei dos Reis.

6) Peça o auxílio do Espírito Santo para entender a Palavra. Sua iluminação será vital para o entendimento da Palavra de Deus.

Translate this Page
RESPONDA
VOCÊ FREQUENTA UMA IGREJA
UMA VEZ POR SEMANA
DUAS VEZES POR SEMANA
TRÊS VEZES POR SEMANA
SÓ NO NATAL
DE VEZ EM QUANDO
Ver Resultados

ONLINE
5



 

PASTOR NORBERTO

NO FACEBOOK

CLIQUE:

 

 TOTAL DE

PAGEVIEWS

-

10.423.605

     -

 

 TOTAL DE

VISITANTES