PROCLAMANDO CRISTO COMO A ÚNICA SOLUÇÃO

VIDA DEVOCIONAL VI - A ALEGRIA

VIDA DEVOCIONAL VI - A ALEGRIA

A ALEGRIA


Alegria é uma ordem de Deus ao seu povo. Não ser alegre é um mau testemunho, é uma contra-evangelização, é uma falta de coerência. O mandamento da alegria está espalhado por toda Palavra: nos livros da lei - Dt 16:11, nos Salmos - Sl 32:11, nos profetas - Zc 9:9, nos evangelhos - Lc 10:20, nas Epístolas - Fp 4:4 e no Apocalipse - Ap 19:7.

A Bíblia mostra que a alegria do cristão não é uma alegria motivada por coisas, acontecimentos ou fatos, nossa alegria não depende de circunstâncias. Na verdade nossa alegria está baseada na fé, na esperança que temos nEle, na confiança que Ele nos proporciona.

Muitas vezes a alegria do cristão pode parecer aos olhos do mundo pura loucura, pois contraria toda e qualquer lógica humana, como no caso da maravilhosa oração de Habacuque - 3:17-18.

O apóstolo Paulo enfatiza sobre a alegria estando preso num cárcere de dor, sofrimento e vergonha - Fp 4:4. Ele mesmo declara ter aprendido a viver contente em toda e qualquer situação - Fp 4:12-13.

Enquanto aí no mundo a alegria depende de se ter algo e não do ser, depende de receber e não de dar, entre os cristãos um dos segredos da alegria é a ordem inversa - At. 20:35.

ALEGRIA X LOUVOR:

A alegria propicia o louvor - Tg 5:13. É impossível separar a alegria do louvor - Miriã após a travessia do Mar Vermelho cheia de alegria louvou ao Senhor - Ex 15:20-21, Davi logo após a recuperação da arca do Senhor, com o coração inundado de alegria louvou intensamente ao Senhor - II Sm 6:14-15.

ALEGRIA X TRISTEZA:

A Palavra afirma que há tempo para rir e tempo para chorar - Ec 3:4. O próprio Jesus, fonte de toda alegria, teve momentos de tristeza. Ele chorou ao ver Maria, irmã de Lázaro em prantos por causa da morte do irmão - Jo 11:33-35. Chorou ao ver do alto do Monte das Oliveiras, a cidade de Jerusalém - Lc 19:40-41.

A tristeza tem que ser bem dosada. Tem que ser passageira. Tem que ser usada por Deus para provocar humildade, arrependimento e mudança de comportamento - II Co 7:10.

A tristeza tem que ser sucedida da alegria - Sl 30:5. Tem que ser vencida e subjugada pela alegria do Senhor.

FONTES DE ALEGRIA:

==> Na verdade, a maior fonte de alegria para a vida do homem é a presença de Deus em sua vida diária - Sl 16:11. A alegria é fruto do Espírito Santo - Gl 5:22. É consequência inevitável de quem está em Cristo e anda no Espírito.

==> Outra fonte forte de alegria para o cristão é a segurança do perdão de Deus para sua vida e da Salvação em Jesus para sua alma - Mt 10:20.

==> As maravilhosas promessas de Deus ao seu povo são outra fonte tremenda de alegria - Sl 119:162.

Translate this Page

ONLINE
4



 

PASTOR NORBERTO

NO FACEBOOK

CLIQUE:

 

 TOTAL DE

PAGEVIEWS

-

9.517.502

 -

 

 TOTAL DE

VISITANTES